História da Opel

 

 

A Opel tem o registo original de Adam Opel AG. É um fabricante de automóveis com sede na Alemanha. Contudo, nem sempre foi assim...

 

Adam Opel, fundou a 21 de Janeiro de 1863, uma fábrica de máquinas de costura, tendo passado a produzir bicicletas em 1886. Apenas em 1899 começou a produzir automóveis, actividade que se mantém até aos dias de hoje.

 

Agora os automóveis. Em 1899 foi registada a primeira patente automóvel da Opel... com o nome "Opel", utilizando um sistema de funcionamento designado por "Lutzmann" (foto 1). No espaço de um ano, estreia-se no desporto motorizado e em 1901 dá-se a primeira vitória da Opel no desporto motorizado (foto 2). 

Em 1907, num automóvel já de 60cv, a Opel começou a ganhar prémios em corridas na Alemanha. Foi-lhe atribuido o prémio do imperador que o designou o melhor automóvel alemão, pelo que passou a ser fornecedor da corte da Alemanha (foto3). Apenas em 1909 é apresentado o primeiro veículo acessível (foto 4). O veículo tinha dois lugares e 4/8 cv, e foi concebido para clientes que atribuem bastante importância à segurança de funcionamento. Tornou-se conhecido como o “Doktorwagen” (automóvel do médico).

 

Em 1912, é fabricado o automóvel número dez mil (foto 5). É apresentado um novo modelo líder: um veículo com uns substanciais 40/100 cv e quatro cilindros. Em 1914, é desenvolvido um automóvel de corridas que quebra recordes. O inovador veículo é não só um dos primeiros automóveis a dispor da tecnologia de quatro válvulas por cilindro – com uma cilindrada total de 12,3 litros com quatro cilindros, como é também o motor com maior cilindrada a sair da fábrica de Rüsselsheim. A Opel torna-se no maior fabricante automóvel da Alemanha (foto 6). Em 1919, a Opel inaugura a sua pista de corridas, situada a sul de Rüsselsheim (foto 7). Em 1921, a Opel constrói um motor de oito cilindros, que mostra o seu valor numa série de corridas (foto 8).

 

(continua...)