Opel Astra G - 1998 a 2004

Esta geração Opel Astra chegou ao mercado nacional com uma gama composta por três e cinco portas e Caravan. Tratou-se de uma importante evolução que colocou a marca de Russelsheim na ribalta do segmento mais importante do mercado europeu.

Substituir um best seller nem sempre é fácil. A tónica inicial da nova geração Astra seria colocada no design, no espaço mas também no capítulo do conforto, sem esquecer a importância que é reconhecida à performance, ao prazer de condução, segurança e compatibilidade ambiental.


A carroçaria é mais volumosa que a do F e a distância entre eixos (2,61 metros) tem mais 97 milímetros, o que permite ao G oferecer uma maior habitabilidade, mas também amplas bagageiras em qualquer das versões, especialmente na Caravan. 
 

A anterior Opel Astra Caravan foi das station wagon mais vendidas na Europa. Na realização da nova, a marca fez uso das décadas de experiência que possuia neste tipo de veículos, aliando de uma forma sedutora o requinte e a funcionalidade. Esta geração foi mais vasta e diversificada do que era a anterior. Deste modo, a carroceria Astra deu à luz o elegante monovolume Zafira.
 

Teve ainda um original coupé 2+2 e um cabrio que, tal como os modelos da última geração, foram realizados pela Bertone.

 

No vasto equipamento surgem itens como o ABS, sistema nivelador da carroçaria, programador de velocidade, computador de bordo, pré-equipamento de telefone, rádio, leitor de CDs, ar condicionado (disponível com todas as motorizações), encostos de cabeça no banco traseiro, tecto de abrir de comando eléctrico, jantes de liga e vidros eléctricos, entre muitos outros.

 

No mercado nacional a nova gama Opel Astra contou com 12 versões. Os níveis de equipamento repartem-se pela versão "Club" (cinco portas e Caravan), pelo CDX com um nível de equipamento invulgarmente extenso, pela Sport (três portas e Caravan), Opc, etc.