Opel Astra H  - 2004 a 2010

 

Ao perder a liderança do segmento para a Ford, a Opel procurou com o H reconquistar a liderança. Apostou tudo num design desportivo, numa qualidade elevada, numa forte componente dinâmica e em muita tecnologia. O novo Opel Astra chegou a Portugal no dia 24 de Abril de 2004, primeiro apenas com a versão hatch de 5 portas.

 

A primeira diferença do novo Astra face ao anterior residiu na estética. O design desportivo demarcou esta terceira geração da restante linhagem de produtos Opel sem, no entanto, perder os característicos traços de família.

As jantes disponíveis são de 16”, 17” ou 18”, consoante a versão. Com um Cx de 0,32 (inferior ao do seu antecessor), o novo Astra é 139 mm mais comprido, 44 mm mais largo e cerca de 35 mm mais alto. Sendo a distância entre eixos de 2614 mm, o interior reclama uma habitabilidade superior à do anterior Astra. Na frente existem, agora, mais 10 mm de espaço para a cabeça, mais 30 mm para os ombros e mais 4 mm para as pernas. Atrás, as diferenças são ainda maiores: mais 40 mm de espaço para a cabeça, mais 20 mm para os ombros e mais 17 mm para as pernas.

 

No que ao equipamento diz respeito, foram disponíbilizados os níveis Enjoy, Elegance, Sport e Cosmo. Todos incluiam de série ABS, ar condicionado, airbags de cortina e encostos de cabeça dianteiros activos, só para citar alguns aliciantes.

O sistema de segurança do novo Astra, designado Safetec, contempla, no seu grau máximo, os seguintes dispositivos: cintos dianteiros com pré-tensores e limitadores de força; cintos com três pontos de fixação em todos os lugares; cinco encostos de cabeça (activos nos bancos dianteiros); fixações Isofix; airbags frontais; airbags laterais dianteiros; airbags de cortina; barras nas portas; estruturas deformáveis; coluna de direcção retráctil e sistema de libertação dos pedais em caso de colisões frontais; corte do fornecimento do combustível em caso de acidente; ABS com EBD (distribuição electrónica da força de travagem), BA (assistência à travagem de emergência) e CBC (controlo da travagem em curva); desactivação do fecho centralizado das portas em caso de acidente e ESP Plus (controlo de estabilidade desligável, que inclui o controlo de tracção TC Plus, actuando num máximo de três rodas em simultâneo).

 

Inigualável está, também, o poder tecnológico deste Astra: faróis bi-Xénon com regulação automática do feixe luminoso e sistema de limpeza; sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS); sistema de detecção de furos (DDS); bancos em couro com aquecimento; sistema de climatização electrónico (ECC) com sensor da qualidade do ar (AQS); iluminação dianteira adaptável (AFL); sistema Twin Audio (possibilita aos passageiros da frente e de trás a audição de diferentes músicas ou programas de rádio); sistema de navegação com ecrã a cores de 6 1/2”; sistema de comunicação OnStar; controlo automático da iluminação (ALC); arranque assistido em subidas (HSA), disponível de série na variante Easytronic e opcional nas versões com caixa manual; controlo integrado do châssis (ICC); sistema de condução interactiva (IDS); sistema de condução interactiva (IDS Plus) com controlo electrónico do amortecimento (CDC) – inclui o botão “Sport”, que optimiza a resposta da direcção, da suspensão, das relações da caixa (no caso da Easytronic) e faz com que o ESP entre em funcionamento mais tarde; telefone; sistema de iluminação follow me home; sensor de chuva; sistema automático de trancamento de portas; sistema de reconhecimento do condutor, que dispensa a chave e permite colocar o motor a trabalhar através de um botão (Open&Start); programa de estabilidade do atrelado (TSP); sensores de estacionamento (Parkpilot); rádio com caixa de CD e leitor de MP3; sistema de aquecimento rápido, que impede a formação de gelo no pára-brisas e reduz o tempo de aquecimento do habitáculo (Quickheat); volante desportivo multifunções (inclui, também, as patilhas da caixa Easytronic, designadas ActiveSelect); direcção de assistência electrohidráulica (EHPS), variável em função da velocidade nas versões mais potentes.

 

Um dos ex-líbris da terceira geração Astra reside no châssis desportivo IDS Plus (disponível em opção), que inclui controlo electrónico dos amortecedores (CDC).