Opel Astra F  - 1991 a 1998

 

 

 

Esta geração foi a primeira a ser apelidada de Astra em diversos países, mas foi claramente o sucessor do Kadett E. Oferecia as versões de hatchback de 3 e 5 portas, caravan, sedan e o cabrio com design e construção Bertone tal como o antecessor.

 

 

 

Foi lançado na Europa em 1991, mas apenas foi lançado na Africa do Sul em 1992 ainda com o nome de Kadett até 1999, e incluia uma versão turbo com motor de 2,0 litros chamado de 200TS, único no mercado.

 

O Astra F teve um restyling em 1995, onde foram feitas algumas remodelações estéticas no interior e exterior, introduzidas novas motorizações e equipamentos de segurança activa.

 

 

 

O topo de gama do modelo foi o GSI, com 147 cv 2,0 l (C20XE) ou o 1,8 de 124 cv (92 KW), ambos motores a injecção directa. Apenas esteve disponível na versão de 3 portas, e tinha interiores e exteriores com um look desportivo. A Opel descontinuou a produção desta versão em 1994, mas voltou a produzir em 1997, já equipado com motores Ecotec mas de menor potência (2,0 134cv), com poucas alterações estécticas face à versão original (como por exemplo o spoiler traseiro com stop integrado).

 

Tal como outros construtores, a Opel começou a incluir nesta época componentes de segurança nos automóveis mais acessíveis, componentes estes que se encontravam em automóveis considerados de segmentos de luxo. Vinha de série com barras laterais de protecção contra impactos, caixa de habitáculo reforçada, volantes com design de segurança face ao impacto e os pré-tensores dos cintos de segurança à frente, equipamento que não vinha nos seus principais rivais (Golf e Escort). A maior parte dos Crash tests realizados na altura, provavam que o Astra era o automóvel mais seguro do seu segmento.

A Opel cessou a produção do Astra F na primavera de 1998. Foi apelidado como o primeiro "Astra Classic's", pois teve um grande sucesso de vendas e foi produzido durante 11 anos no mundo inteiro.