Novo Astra J - 2009 (...)

A nova geração do Opel Astra segue o bom exemplo dado pelo recém-lançado Insignia, quer ao nível das linhas exteriores, mais expressivas, como do habitáculo, mais sofisticado. A habitabilidade e o aproveitamento de espaço também evoluíram.

O novo Astra surgiu numa altura decisiva para a Opel, que vive os seus primeiros momentos da era “pós-General Motors”. O Astra sempre foi a “espinha dorsal” da sua gama, garantido o volume de vendas necessário para suportar as ambições de uma marca generalista. 

 

Por isso, a nova geração do modelo carrega aos ombros a missão de contribuir para a saúde financeira da Opel a médio prazo e superar a carreira comercial da sua actual geração, a qual alcançou, até ao momento, vendas na ordem dos 2,2 milhões de unidades.

Para oferecer ao Astra todas as condições para alcançar esta meta tão importante, a marca alemã não partiu do “zero”. Isto porque pode seguir o bom exemplo do Insignia, que inaugurou uma nova fase de produto, apontando um novo rumo estético e uma nova filosofia de interiores para o seu “irmão” mais pequeno.

A nova geração do Astra segue a tendência estética estreada pelo Insignia, ajustada às dimensões mais compactas da carroçaria. De qualquer forma, a intenção dos designers foi criar um estilo próprio para este familiar compacto, patente na sua traseira mais vincada e no perfil ao estilo de coupé. 

 

A secção dianteira do novo Astra é a aquela que se cola mais à nova imagem de família Opel, retomando a grelha dianteira rasgada com o logótipo da marca de grandes dimensões. Mas a peça que mas impressiona são os grupos ópticos, com um trabalho cuidado de composição, formando aquilo que os designers apelidam de “olho de águia”.

 

Por outro lado, a faceta mais original deste Astra é sem dúvida a traseira, onde o ângulo inclinado do óculo traseiro em forma de V, o pára-choques pronunciado e os farolins com um grafismo apurado e assinatura visual própria resultam num bom impacto visual. O perfil também não é desprovido de interesse, agradando pela forma robusta dos “ombros”, pela lâmina que percorre as portas, numa forma invertida à utilizada no Insignia, bem como pelos cromados que enquadram as molduras dos vidros, acentuando a forma de coupé. 


No interior, o Astra procura envolver os ocupantes com um ambiente desportivo com toques elegantes. Neste campo, os designers foram buscar mais do que inspiração ao Insignia, pedindo mesmo emprestadas algumas peças, caso do volante, da consola de luzes, da alavanca da caixa e do painel de instrumentos.

A consola central também surge com uma inclinação de 30 graus, de forma a facilitar o manuseamento dos instrumentos, mas surge com uma nova disposição de comandos. O esquema de luzes de ambiente interior utiliza um tom vermelho, que surge nas bolsas das portas e no fundo da consola, de forma a criar uma envolvência desportiva. A apreciação global deste ambiente interior não podia ser mais positiva, especialmente se tivermos em conta o visual bastante desgastado da anterior geração.

Bastante importante foi a atenção que a Opel dedicou à criação de espaços de arrumação para pequenos objectos. À frente, destacam-se as amplas bolsas laterais com espaço para uma garrafa de litro e meio, um espaço aberto na consola central dedicado a leitores de mp3, onde estão também as ligações Aux, bem como uma gaveta sob o banco do passageiro. Os dois adultos que viajam do banco de trás podem usufruir de bolsas nas costas dos bancos dianteiros, bolsas laterais com espaço para garrafas pequenas e um bom contorno das costas dos bancos. A capacidade anunciada da bagageira atinge 370 litros, sendo possível explorar este espaço através de um sistema de piso ajustável em três posições diferentes, que permite, por exemplo, criar um piso plano e um fundo falso sob este.

A gama do novo Astra repete grande parte dos motores já conhecidos, incluindo as populares unidades turbodiesel 1.3 CDTI de 95 cv e 1.7 CTDI de 125 cv. A única novidade na oferta Diesel é a adição do motor 2.0 CTDI de 170 cv. Já a oferta a gasolina inicia-se no 1.4 de 90 cv, seguindo-se uma unidade com a mesma cilindrada, mas com sobrealimentação. O conhecido 1.6 Turbo de 180 cv mantém-se como a versão de topo.

Já em 2012 foram lançados os novos Astra OPC e Sedan.